Carabina de Pressão

Silhueta Metálica

A modalidade designada “silhuetas metálicas” tem por objetivo derrubar o maior número de alvos simulando as figuras de 05 galinhas, 05 porcos, 05 pombos e 05 ratos.

A posição de tiro será sempre de pé, sem qualquer espécie de apoio da arma ou do atirador que não em seu próprio corpo.

A ordem dos tiros deverá observar os tipos de silhuetas , sempre da esquerda para a direita. Será iniciada a série por ordem de chegada.

Armas

São permitidas todas as armas longas que contenham as seguintes especificações:

Calibre 4,5mm, 5,5mm

Miras abertas sem nenhum tipo de aparelho ótico. A massa de mira poderá ter o túnel de proteção.

Filamento de fibra ótica na Massa e na Alça de Mira.

Cano dobrável, podendo ser utilizado o sistema pneumático (Gás RAM).

Armas com peso de até 5,5 (cinco vírgula cinco) Kg, incluindo as miras.

Não é permitido:

Armas olímpicas, mesmo que tenham sido adaptadas.

Acessórios de armas olímpicas.

Modificações que alterem a coronha original, exceto as permitidas no item anterior.

Modificações ou adaptações que alterem as características originais da arma: Uso de contrapesos de cano, freio de boca, compensador, garfo, apoio do rosto ajustável, elevador do apoio do rosto, apoio para mão sob a coronha (palm rest), tubo prolongador do cano/massa de mira.

Soleira com regulagem vertical e horizontal.  Caso este equipamento conste no projeto original da arma, a mesma deve ser alinhada e fixada, não sendo permitido qualquer ajuste.

Posição

De pé, sem nenhum tipo de apoio ou suporte. A sustentação da arma se dará com ambas as mãos e o ombro.   Um dos cotovelos poderá apoiar no quadril, ser acrescida nova posição, de acordo com decisão prévia a prova pela diretoria da prova.

Competição

Prova: cinco séries de cinco tiros em 3 (três) dias de prova. SEM DESCARTE.

Participarão cinco atiradores simultaneamente, revezando os alvos.

A tabela de pontuação ocorrerá pela somatória em pontos corridos.

Da pontuação

Somatória em pontos corridos:

6 metros

8 metros

10 metros

13 metros

15 metros

Das categorias

Agregamos uma categoria chamada Júnior, para atiradores dependentes de sócios , onde é permitido apenas o uso de sistema de miras abertas. Lembrando que é imprescindível o acompanhamento de um responsável maior de 18 anos.

Para a categoria Júnior é permitido que o responsável pelo atirador o auxilie a armar o mecanismo de tiro, porém fica vedado o auxílio na empunhadura, ou qualquer outro tipo de apoio, valendo o mesmo regulamento disposto abaixo, referente a posição de tiro.

Agregamos a categoria visitante e sócios stander, onde dos mesmos será cobrada um valor estipulado pela diretoria do clube.

Dos comandos nas provas:

·         Ø “ATIRADORES, PREPARAR !”
ocasião a partir da qual os atiradores terão 30 segundos para, assumir seus postos de tiro; municiar suas armas, regular miras e separar munições sem, contudo, efetuar qualquer disparo, sob pena de desclassificação;
Ø “FOGO!”
momento em que os atiradores poderão ensaiar ou efetuar a série de cinco tiros em dois minutos;
Ø “CESSAR FOGO”
comando que torna proibido qualquer disparo, seja pelo decurso do prazo para série de tiros ou ensaio, seja por questões de segurança, sob pena de desclassificação.

Dos procedimentos de segurança:

Todos os participantes do torneio, inclusive o público, deverão atentar para as seguintes regras:

·         Ø ao transportar as armas ou ante o comando de “CESSAR FOGO”, deverão mantê-las descarregadas, com cano ou alavanca de armação ou municiamento destravado; jamais apontando para área que não possa ser eventualmente alvejada; nem introduzindo seu dedo no gatilho ou guarda-mato;
Ø ao deparar-se com alguma situação de risco na linha de tiro, deverão vociferar em alto e bom tom o comando “CESSAR FOGO”;
Ø caso a arma já esteja municiada após o comando “CESSAR FOGO” o atirador deverá comunicar tal fato ao árbitro que, observadas as condições de segurança, poderá autorizar a descarga do equipamento em local seguro, jamais em direção aos alvos de prova.

Do desempate:

O critério de desempate será feito:

Por nova série de 5 tiros para cada atirador envolvido, a começar pelas menores distâncias, em silhuetas a serem definidas pelos organizadores do torneio. O atirador que errar algum tiro, perde, caso ambos acertes os cinco tiros, segue-se para os demais alvos.

Da premiação

Serão premiados os três primeiros colocados em cada modalidade e categoria.

Das sanções:

Fazer uso de bebidas alcoólicas, substâncias entorpecentes ou de efeitos análogos antes ou durante as provas ensejará a desclassificação do atirador e sua expulsão das dependências em que forem realizadas as provas.

Efetuar mais de cinco disparos em cada série de cinco alvos ensejará a perda de um ponto por disparo excedente.

Qualquer tiro efetuado sem prévia autorização para descarga ou fora do período para ensaio ou série de tiros desclassifica o atirador.

A quebra do silêncio entre os comandos “ATIRADORES, PREPARAR ” e “CESSAR FOGO”, salvo por questões de segurança ou para comunicação da queda indevida de alvos, ensejará uma advertência. A reincidência dará ensejo à perda de um ponto, se cometida pelo atirador, ou de retirada do recinto, caso o infrator não seja competidor.

Exemplos de comportamento “anti-desportivo” incluem, embora não exclusivamente, a trapaça, a desonestidade ou qualquer comportamento parecido que traga má reputação ao esporte. Os organizadores da prova deverão ser notificados logo que possível.

.

Protesto e apelações

Protestos sobre pontuação no posto de tiro e eventuais casos omissos deverão ser decididos no local em primeira instância pelo Diretor de Prova;

Horário da competição : 8:30 hs as 15hs

Valter Brehm Amarante