Clube de Caça e Tiro - Vacaria dos Pinhais

Perguntas Frequentes

Modalidades de Associados:

 

Temos duas modalidades de associados ao Clube de Tiro Vacaria dos Pinhais que está inserido na Associação dos Policiais Civis da 25ª Região Policial, conforme dispõe em Estatuto,

 

a) Associados Master: aqueles que não são membros dos quadros da Polícia Civil e adquirirem a qualquer tempo título da Associação. Valor Título R$ 1.000,00.    Atenção:  Não basta pagar o valor da joia. O pretendente deve submeter seu nome à aprovação prévia da Diretoria.   O Associado Master pode participar de provas, competições e evento.

b) Associados Standard: aqueles que não são membros dos quadros da Polícia Civil, e adquirirem a qualquer tempo título da Associação no valor correspondente a 25% (vinte e cinco por cento) do título do Associado Master, não tendo direito de votar e ser votado, constituindo modalidade que viabiliza a aquisição de títulos por valor reduzido às pessoas que pretendam exclusivamente participar do Clube de Caça e Tiro, conforme artigo 13 deste estatuto. Valor Título: R$ 250,00.     O Associado Standard é direcionado àqueles que tenham com objetivo principal a CAÇA DO JAVALI ASSELVAJADO.

A  associação mantém serviço diário (segundas às sextas-feiras) no stand de Clube de Tiro, pela Secretária LAÍS PORTELA, treinada para dar todas as orientações e dar os encaminhamentos.  Outras informações podem ser obtidas diretamente com o Presidente Lindonês (54.96137404), com o Diretor Jonata Penz, ou com o tesoureiro Carlos Moises Girardi.

 

 

O que é o CR?

O CR é o Certificado de Registro, documento que habilita os Caçadores, Atiradores e Colecionadores perante o Exército Brasileiro. É o documento primeiro para autorização das práticas desportivas relacionadas às armas de fogo. Somente após a obtenção do CR é que os desportistas estarão aptos a registrar suas armas (apostilamento) pelo Exército e praticar o Tiro Desportivo e/ou a Caça Desportiva. Também é necessário o CR para outras atividades, como Recarga, Guarda de Explosivos, etc..  

 

Como obter o CR?

A obtenção do CR requer o preenchimentos de vários requisitos de natureza subjetiva, como Curso de Capacitação de Tiro, Exame Psicológico, várias Certidões Negativas, conhecimento da legislação, e preenchimento de vários formulários e pagamento de Guia a União (GRU) no valor de R$ 100,00. Para obter o CR é condição primeira ser Associado à Clube Desportivo autorizado pelo Exército. Para encaminhamento do CR consulte seu Clube.

 

Prazo de Validade do CR?

 

A validade do CR era de um ano, mas atualmente passou para dois anos. Verifique o seu CR, caso esteja vencendo encaminhe a renovação antes do vencimento. A responsabildiade pela renovação do CR é pessoal, da Pessoa Física, seja Caçador, Atirador ou Colecionador.  A legalidade nos registros de armas e autorizaçõa de transporte depende do CR em dia.

 

 

Como Revalidar o CR?

 

Atualmente estão sendo exigidos os testes de tiro e psicológico para que o CR seja renovado. Esses testes tem validade de três anos. Lembrando que o processo de revalidação de CR deve iniciar três meses antes do vencimento. Agora todo o processo é eletrônico, devendo ser feito através do seguinte endereço: www.sisfpc.eb.mil.br. Para fazer o teste de tiro temos o instrutor credenciado pela Polícia Federal Jonata Penz, telefone 54-9949-4898, que realiza os testes no stande do clube. Ele tem o contato com a psicóloga que também deve ser credenciada pela Polícia Federal. De posse dos laudos deverá ser paga uma guia (GRU) do Exército. Para essa providência procurar seu Clube ou despachante que realize esse serviço.

Passo a passo para gerar a GRU.

  1. Recolhimento da GRU no valor de R$ 50,00 (após o vencimento do CR o valor é de R$ 100,00) (somente no Banco do Brasil). Para gerar a guia:

    a) acesse o site: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

    b) preencher os campos com os códigos:

    UG: 167086

    GESTÃO: 00001

    CÓDIGO DE RECOLHIMENTO: 1130000

    CLIQUE EM AVANÇAR.

    NUMERO DE REFERENCIA: 20324

    PREENCHER COM NOME, CPF E O VALOR DA GUIA DE R$ 50,00

    IMPRIMIR E PAGAR NO BANCO DO BRASIL.

  2. Extrair as Certidões Negativas pela Internet:

a) Negativa Militar: www.stm.jus.br

b) Negativa Estadual: www.tjrs.jus.br

c)Negativa Federal: www.trf4.jus.br

 

7)Declaração de Associado ao Clube (procurar o Clube).

8) Declaração de filiado a Federação Gaúcha, se Caçador.

  1.  

    O que é o Apostilamento de Armas?

    É a inclusão das armas de fogo o Caçador, Atirador ou Colecionador (CAC) perante o Exército Brasileiro, num cadastro nacional chamado SIGMA. Os CAC's, ao apostilarem suas armas, deixam o Cadastro do Sistema Nacional de Armas(SINARM) da Polícia Federal, e passam a ter todos os registros de armas de fogo pelo sistema SIGMA, do Exército Brasileiro. Ao Apostilar as armas, elas são incluídas num mapa individual de cada pessoa, e também são fornecidas carteira individuais de cada arma (CRAF- Certificado Registro de Arma de fogo).

     

     

    Como filiar-se na Federação Gaúcha de Caça e Tiro?

    1. acessar o site www.fgct.com.br

    2. clicar no botão DOWLONDS

    3. clicar em FICHA DE CADASTRO e preencha.

    4. Clicar no botão TAXAS E ANUIDADES, escolhendo a opção de SÓCIOS NOVOS, tendo atenção quanto ao período.

    5. Pagar a guia e encaminhar o comprovante de pagamento por fax ou e-mail para a Federação Gaúcha, pelo telefone 51-3779-9600, 51-3338-6875 ou e-mail. camila@fgct.com.br. Junto com o comprovante de pagamento encaminhar fax ou e-mail da declaração de Associado ao Clube.

    6. A Federação encaminhará declaração pelo correio, no endereço fornecido no cadastro.

     

     

    O que é a Guia de Tráfego?

    É o documento individual por arma de fogo que permite o tráfego das armas. Se o ATIRADOR for filiado apenas ao Clube, a Guia de Tráfego vale para área do município do Clube e tem validade de quase um ano. Se o ATIRADOR for filiado na Federação, a Guia de Tráfego vale para apenas quatro cidade que devem ser limitrófes e a validade da guia é de apenas quatro meses. Atualmente, essas guias para quatro cidades estão sendo emitidas somente para armas de calibre 12, 20 e 16 e para fuzis, e devem estar cadastradas no mapa na modalidade CAÇADOR.

     

    Como obter a Guia de Tráfego?

    1. Cópia do CR

    2. Cópia do mapa das armas

    3. Preencher em duas vias a Guia de Tráfego – modelo.

    4. Declaração de Associado ao Clube.

    5. Declaração da Federação, se for filiado.

    6. Recolhimento da taxa no valor de R$ 20,00 por arma, guias individuais.

    Para Emissão da Guia:

    acessar o site: https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp.

    Preencher os campos com os seguintes códigos:

    UG: 167086

    GESTÃO: 00001

    CÓDIGO RECOLHIMENTO 1130000

    CLICAR EM AVANÇAR

    NUMERO DE REFERENCIA: 20367

    PREENCHER O VALOR (R$ 20,00) NOME E CPF E IMPRIMIR E PAGAR NO BANCO DO BRASIL.

Modelo guia de tráfego.

 

MINISTÉRIO DA DEFESA
EXERCITO BRASILEIRO

DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS

 

 

GUIA DE TRÁFEGO Nº ______/_______ – SFPC / Caxias do Sul

 

Validade até:

 

 

Dados do Proprietário:

NOME DO PROPRIETÁRIO:

NÚMERO DE REGISTRO: SFPC/3 NÚMERO DO CPF:

TELEFONE: 54-3226-4242 (3º Grupo de Artilharia Antiaérea)

Local de origem:

 

VACARIA/RS.

 

Local de destino:

 

Clube de Tiro Vacaria dos Pinhais

Rua Emílio Teixeira Borges, 385, Bairro São José, Vacaria/RS

 

 

Permissão para tráfego de armas, munições e acessórios discriminadas a seguir:

 

 

Produto

Sigma

Nº Série

Espécie

Calibre

Modelo

Marca

ARMA

633568

J26709511

ESPINGARDA

12 GA

MIURA I

BOITO

MUNIÇÃO

--

Até 300

Cartuchos

12 GA

-

CBC

 

NÃO VÁLIDO COMO PORTE DE ARMA

 

AUTORIZADO O RETORNO AO LOCAL DE ORIGEM

 

 

SELO DE AUTENTICIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Chefe SFPC/Gu - Caxias do Sul

 

Caxias do Sul, 02 de maio de 2013

 

 

Instruções:
1) No caso de transporte aéreo, apresentar mais 3(três) vias à Aeronáutica;
2) As alterações devem ser anotadas no verso;

3) Amparo Legal Art. 24 da Lei 10.826, de 22 de Dezembro 2003

 

 

 

PORQUE E COMO COMPRAR UMA ARMA?

ETAPAS PARA A COMPRA DE UMA ARMA DE FOGO

  1. 1 - Escolha o produto de CALIBRE PERMITIDO desejado;
  2. 2 - Encontre o LOJISTA mais próximo de você;
  3. 3 - Faça a documentação necessária;
  4. 4 - Entregue a documentação na Polícia Federal;
  5. 5 - Solicite uma Guia de Trafego para a Polícia Federal, clique aqui para acessar;
  6. 6 - Ao receber a autorização da Polícia Federal, dirija-se ao lojista selecionado e retire o produto.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Requerimento do SINARM

Deve ser preenchido e assinado pelo requerente em duas vias. o Requerimento pode ser obtido em qualquer loja especializada em vendas de armas ou no site da polícia federal: www.dpf.gov.br

Declaração de Efetiva Necessidade

A declaração deve explicar os fatos e circunstâncias que justificam a necessidade da aquisição de uma arma de fogo, bem como a marca e o modelo da arma a ser adquirida

Certidões Negativas junto à:

- Justiça Federal, pode ser obtido no site. Clique aqui para acessar;- Estadual, você deve se dirigir ao forum de sua cidade e solicitar;- Militar, pode ser obtido no site. Clique aqui para acessar;- Eleitoral, pode ser obtido no site. Clique aqui para acessar;

Cópias do CPF e RG autenticadas

Documento que comprove ocupação lícita

Cópia de um comprovante de residência

Conta de água, telefone ou luz recente.

Duas fotos 3x4

Exames e Declaração

- Realizar o Exame Psicológico com psicólogo credenciado junto à Polícia Federal mediante pagamento de taxa.- Realizar o Exame de Capacidade Técnica com instrutor credenciado junto à Polícia Federal mediante pagamento da taxa.- Declaração de não estar respondendo a inquérito policial ou a processo criminal.

PARA FAZER A COMPRA E O REGISTRO DE ARMA NOVA, VOCÊ PRECISA:

- Pagar no banco a taxa de R$ 60,00- Apresentar todos os documentos exigidos acima na Polícia Federal junto com a taxa paga- Obter a autorização de compra na Polícia Federal- Apresentar a autorização de compra na loja onde efetuará a compra

DÚVIDAS COMUNS

Qual é a diferença entre Registro e Porte de Arma?

O Registro de Arma autoriza o proprietário a manter armas em sua residência ou local de trabalho, desde que seja o titular ou o responsável legal do estabelecimento ou empresa. O Porte de Arma autoriza o proprietário a conduzir a arma municiada.

O Registro é obrigatório? Qual é a sua validade?

O Registro de Arma é obrigatório e a sua validade é de três anos

Onde posso efetuar meu Registro?

Nas delegacias da Polícia Federal. Informações no site www.dpf.gov.br

Qual é a idade mínima para adquirir uma arma?

Para adquirir uma arma de fogo, é necessário ter no mínimo 25 anos.

Quantas armas podem ser adquiridas?

Você pode possuir até seis armas: duas curtas de calibre permitido, duas longas de alma lisa e duas longas de alma raiada.

Como evitar acidentes com crianças?

Deixe a sua arma e munições sempre em local fora do alcance das crianças. Oriente seus filhos para, no caso de encontrarem uma arma, não tocarem nela e chamarem imediatamente um adulto.

A aquisição de uma depende de registro concedido por autoridade competente. Sua utilização exige treinamento e equilíbrio emocional. Guarde sua arma em local seguro e fora do alcance das crianças.

 

 

Para Maiores Informações acesse: http://www.dpf.gov.br/servicos/armas/

 

Para maiores informações Acesse: www.forumtirodinamico.com.br

 

 

 

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Informações

Contato

Rua Emílio Teixeira Borges, nº 385 Bairro São José - Vacaria/RS
Fone: (54) 32324956 - (54) 84224956 whatsapp
E-mail: clubedetirovacaria@hotmail.com

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